Depois que Usuário e Senha são digitados, é exibida a tela com as opções de menu. Para pedidos de exames, em SADT clique em "Solicitação":


Nome do contratado, clicando na seta existente no campo, abre-se lista contendo os nomes dos prestadores. Para selecionar um prestador da lista, posicione o cursor do mouse sobre o nome desejado e pressione ENTER. O prestador será incluído no campo.

Caráter da Solicitação, a solicitação pode ou não ser realizada em um horário de emergência. Clicando na seta existente no campo, abrem-se as opções disponíveis. Para selecionar Eletivo ou Urgência/Emergência, posicione o cursor do mouse sobre a opção desejada e pressione ENTER. A opção selecionada será incluída no campo.
CID 10, indica o diagnóstico da Classificação Internacional de Doenças, revisão 10, para o procedimento solicitado.


Tabela, refere-se ao tipo do procedimento que está sendo solicitado e poderá ser:
AMB – procedimentos da Associação Médica Brasileira;
SH – procedimentos hospitalares;
MED – procedimentos relativos a medicamentos e
MAT – procedimentos relativos a materiais.

Clicando na seta existente no campo, abrem-se as opções disponíveis. Para selecionar um dos tipos de procedimentos / tabelas disponíveis, posicione o cursor do mouse sobre a opção desejada e pressione ENTER. A opção selecionada será incluída no campo.

Código do Procedimento. Digite o código do procedimeno solicitado pelo médico do beneficiário e pressione ENTER ou TAB para exibir a descrição. Caso não saiba esse código, será possível consultá-lo pela descrição do procedimento.

Descrição do Procedimento. Quando o código do procedimento é digitado, a descrição do procedimento é exibida automaticamente pelo Hilum.

Se você não souber o código do procedimento solicitado, clique no botão para abrir tela em que será possível pesquisar pela descrição ou parte dela, o procedimento solicitado.

Quantidade solicitada, refere-se a quantidade de procedimentos solicitados pelo médico para execução pelo beneficiário. Solicitar, envia a solicitação de SADT, de acordo com as informações preenchidas. Limpar, limpa as informações digitadas nos campos da solicitação.

Solicitação, esse é o número da guia gerada pelo médico solicitante do exame no momento do atendimento do beneficiário.

Quando você clica com o mouse sobre o número da solicitação, o Hilum abrirá a tela contendo o Formulário de Execução - SADT para que o prestador executante informe os procedimentos executados.

Data, refere-se à data de geração da guia pelo médico solicitante do exame . Tipo, refere-se ao caráter da solicitação, que pode ser "Eletiva" ou "Emergência / Urgência". Solicitante, código de identificação e nome do médico solicitante do procedimento. Procedimento, código de identificação e descrição do procedimento de SADT solicitado pelo médico. Qt. Solic. / Qt. Exec., o primeiro numeral refere-se à quantidade do procedimento solicitado e o segundo numeral refere-se à quantidade de procedimento efetivamente executada. TISS: A Agência Nacional de Saúde Suplementar, por meio da Instrução Normativa Nº 17, de 10 de novembro de 2005, instituiu a versão 1.0 do PADRÃO TISS (Troca de Informação em Saúde Suplementar) para a troca de informações entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde sobre os eventos assistidos aos seus beneficiários, conforme estabelecido pela Resolução RN Nº 114, de 26 de outubro de 2005. O objetivo desse padrão é o de atingir a compatibilidade entre os diversos sistemas de informação em saúde hoje existentes para fins de avaliação da assistência à saúde (caráter clínico, epidemiológico ou administrativo) e seus resultados, possibilitando melhorias na utilização das informações coletadas. CBHPM: Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos.

O que significa SADT?

SADT significa "Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia" e refere-se aos procedimentos, como exames, por exemplo, que auxiliam na detecção e tratamento de doenças.

Da mesma forma que uma solicitação de consulta feita por um beneficiário, a solicitação de SADT também é feita pelo Hilum, e segue as recomendações da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplemetar quanto ao padrão TISS - Troca de Informações em Saúde Suplementar.

Como acesso solicitações de SADT no Hilum?

Na tela de menu do Hilum em SADT, clique com o mouse sobre a opção "Solicitação".
O Hilum abrirá a tela para identificação do beneficiário, semelhante à tela exibida na solicitação de consultas.

Pode-se atender ao beneficiário utilizando-se os campos para digitação de Nome e Código que são liberados opcionalmente pela Unimed.

Para a identificação do beneficiário basta passar o cartão magnético na leitora para que o código de identificação do beneficiário seja registrado e mostrado na tela no campo Cartão.

A identificação do beneficiário por meio da leitura de impressão digital é feita da mesma forma descrita em Consulta - Execução.

Clique com o mouse no botão Enviar.
O Hilum exibirá tela com o "Formulário de Solicitação - SADT".

Como preencho o "Formulário de Solicitação - SADT"?

Veja as indicações dos campos a serem preenchidos no formulário de solicitação de SADT:








No formulário de solicitação de SADT, você deverá digitar as seguintes informações:

Dados do Contratado Solicitante
Nome ContratadoNome do prestador (médico) que solicitou a execução dos procedimentos ao beneficiário.
Dados da Solicitação/Procedimentos e Exames Solicitados
CID 10Código de identificação da Classificação Internacional de Doenças da versão 10.
TabelaTipo do procedimento solicitado, podendo ser AMB, CBHPM, SH (Serviços Hospitalares), MAT (materiais) e MED (medicamentos).
Cód. Proced.Código de identificação do procedimento solicitado pelo prestador.
Caso você esteja em dúvida, ou não sabe o código do procedimento, clique no botão existente no campo para abrir uma janela em que você poderá digitar a descrição ou parte dela e o sistema pesquisará e exibirá código e descrição existentes.
DescriçãoDescrição do procedimento solicitado.
Na tela que se abre, digite a descrição ou uma parte da descrição do procedimento no campo Informe a descrição e, em seguida, clique em OK.
Serão mostrados todos os procedimentos que coincidam com a descrição digitada.
Selecione aquele indicado pelo médico, clicando com o mouse sobre o mesmo.
O procedimento será incluído na solicitação.

Qt. Solic.Refere-se a quantidade de procedimentos solicitada.

Verifique se as informações digitadas estão corretas. Se estiverem, clique no botão e aguarde a exibição do resultado da solicitação.
O botão Limpar apaga os dados digitados.

O que acontece após a solicitação ser processada?

Três situações poderão ocorrer depois que serviços auxiliares de diagnóstico e terapia são solicitados (depois que você pressiona o botão Solicitar.

Geração do Recibo de Autorização VERMELHO

Ao solicitar a execução da consulta, o sistema verifica se existem restrições para o atendimento do beneficiário.
Se existirem restrições o Hilum gera o Recibo de Autorização VERMELHO.
O beneficiário deverá entrar em contato com a Unimed para maiores informações a respeito.

Geração do Recibo de Autorização VERDE

Ao solicitar a execução da consulta, não existindo restrições para o atendimento do beneficiário, o Hilum gera o Recibo de Autorização VERDE.

O beneficiário poderá, então, realizar a consulta com o prestador indicado.

Transação Negada

A execução da consulta poderá ser negada, podendo ou não ser gerado o Recibo de Autorização.
O beneficiário poderá se dirigir à Unimed para maiores esclarecimentos sobre a não autorização.
Se a transação for negada em virtude do código de identificação do beneficiário estar como inválido, você poderá gerar nova consulta com o código correto.

O que o beneficiário levará ao executante para realizar o exame?

A princípio não seria necessário levar a Recibo de Autorização para SADT ao prestador que executará os exames. Entretanto, se não for impresso, o beneficiário não saberá quais os exames ele precisa realizar. Por isso é melhor imprimir o Recibo de Autorização e entregá-lo ao beneficiário, sim.

Você verá, agora, como proceder na execução de um exame, principalmente se você é um prestador que executa procedimentos.

Como procedo na execução de SADT?

Você está recebendo um beneficiário que deverá executar procedimentos de SADT e ele tem em mãos o Recibo de Autorização. Verifique as informações contidas no Recibo.

Passe o cartão do beneficiário na leitora ou informe os dados solicitados na tela.
Na tela de menu do Hilum, selecione a opção SADT - Exec. Online.

Executante: O nome do prestador executante será exibido pelo Hilum desde que seja selecionado na lista existente no campo.
Cartão: O código do cartão será exibido quando você passar o cartão do beneficiário pela leitora.
Beneficiário: Ou informe o código de identificação do beneficiário. O Hilum exibirá todas as solicitações existentes para o beneficiário informado.
Autenticador: Ou informe, ainda, o número da guia existente no Recibo de Autorização de SADT. O Hilum exibirá a solicitação somente dessa guia.
Pressione o botão "Enviar".
O Hilum abrirá tela contendo todos os procedimentos de SADT solicitados para o beneficiário corretamente identificado.

Esta tela tem a aparência da figura exibida a seguir:

Como informo que o SADT foi executado?

Na tela anterior "Execução de SADT On-line", você clicou sobre o número da solicitação (número da guia ou autenticador).
Ao clicar no número, o Hilum abre a tela para indicação da execução do procedimento solicitado.
Certifique-se que o número clicado é o mesmo que o apresentado pelo beneficiário por meio da solicitação do médico.

No Formulário de Execução SADT, os seguintes campos deverão ser preenchidos pelo prestador executante dos exames:

Se houve erro na execução, o Hilum exibirá a informação correspondente. Nesse caso, foi incluído um procedimento indevidamente na solicitação de execução:

Se nenhum erro foi detectado pelo Hilum, será gerado Recibo de Autorização informando que os procedimentos de SADT solicitados foram devidamente executados pelo prestador executante indicado:

Portanto, a solicitação foi executada e processada corretamente pelo Hilum, estando a produção do prestador devidamente gerada.

Como proceder com beneficiários sem uma solicitação prévia de SADT?

Poderão ocorrer situações nas quais o beneficiário comparece ao prestador sem ter em mãos a solicitação de exames ou com uma solicitação preenchida manualmente.
Nesses casos, o Hilum permite a geração tanto da solicitação como da execução dos procedimentos de SADT.

Para tanto, selecione no menu a opção Solic./Executa. Será exibida a tela "Solicitação / Execução de SADT" para que o beneficiário seja corretamente identificado ou pelo cartão magnético ou por meio da digitação de código de identificação e nome.

A identificação do beneficiário por meio da leitura de impressão digital é feita da mesma forma descrita em Consulta - Execução.

A tela "Solicitação / Execução de SADT" é a mostrada a seguir:

Depois de preenchidos/ inseridos os dados de identificação do beneficiário, você deverá clicar no botão "Enviar". O Hilum abrirá a tela contendo o "Formulário de Execução - SADT". A identificação do beneficiário já estará preenchida e todos os demais campos estarão em branco.

Que campos deverão ser preenchidos no Formulário de Execução SADT?

Os campos assinalados com o asterisco (*) são de preenchimento obrigatório.

Dados do Contratado Solicitante

Dados da Solicitação / Procedimentos e Exames Solicitados

Dados do Contratado Executante

Dados do Atendimento

Procedimentos e Procedimentos em Série

No Formulário de Execução SADT, os seguintes campos deverão ser preenchidos pelo prestador executante dos exames:

Se houve erro na execução, o Hilum exibirá a informação correspondente. Nesse caso, foi incluído um procedimento indevidamente na solicitação de execução:

Se nenhum erro foi detectado pelo Hilum, será gerado Recibo de Autorização informando que os procedimentos de SADT solicitados foram devidamente executados pelo prestador executante indicado:

Portanto, a solicitação foi executada e processada corretamente pelo Hilum, estando a produção do prestador devidamente gerada.